GESTÃO NR 33
Gestão de Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados
Objetivo: Planejar, programar, implementar e avaliar, incluindo medidas técnicas de prevenção, medidas administrativas e medidas pessoais e capacitação para trabalhos em espaços confinados.
Quando falamos de oportunidades para buscar melhorias. Estamos falando de fazer uma reflexão sobre o devido foco contínuo em seu sistema de gestão. Na maioria das vezes quando realizamos treinamentos de formação, reciclagem ou para resgatistas, ao buscar informações da preparação dos trabalhos, descobrimos que nos procedimentos das empresas, faltam algumas coisas que a NR-33 recomenda.
Geralmente as empresas tem: uma Permissão de Entrada e Trabalho - PET que em muitas vezes não segue o Anexo II, tem um detector de gás (multigás, 04 gases) e não sabem usar ou não foi feito o bump teste (teste de resposta), não tem equipe de resgate treinada ou quando tem a equipe não participou do planejamento para liberação dos trabalhos e não tem uma das principais ferramentas de avaliação dos riscos que é a Análise Preliminar de Riscos – APR.
A falta do devido foco contínuo, de atenção ou melhoria desses detalhes podem resultar em acidentes. E é isto que está acontecendo atualmente.
A melhor forma de corrigir os desvios está em uma boa GESTÃO. Nos cursos de Supervisor de Entrada, Trabalhador Autorizado, Vigia e Resgatistas em Espaços Confinados. Você não terá oportunidade de aprender sobre a Gestão. O objetivo dos cursos é gerar uma capacitação específica.
O que a NR-33 diz sobre a GESTÃO?
A gestão de segurança e saúde deve ser planejada, programada, implementada e avaliada, incluindo medidas técnicas de prevenção, medidas administrativas e medidas pessoais e capacitação para trabalho em espaços confinados.
A capacitação é uma das ferramentas da GESTÃO. Se você chegou até aqui lendo essas informações. Significa que está no caminho certo. Quer ter uma Gestão eficiente? Vai precisar de orientação, apoio, assessoria, equipe multidisciplinar, cursos específicos voltado a gestão de segurança em espaços confinados. A partir daí você estará mais bem preparado para oferecer segurança para as pessoas, para os processos e negócios da sua empresa. E com certeza contribuir para a redução da estatística de acidentes em espaços confinados.
Saiba mais sobre os 24 passos da Gestão de Segurança e Saúde em Espaços Confinados:
São 08 passos sobre Responsabilidades em Espaços Confinados;
São 08 passos sobre Gestão de Segurança em Espaços Confinados;
São 08 passos sobre Gestão em Salvamento e Emergência em Espaços Confinados.
Entre em contato conosco e estaremos prontos para atendê-lo (11) 4739-2873