PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA - PAE
Objetivo: Estabelecer os requisitos mínimos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de atendimento a emergência contra incêndio, acidentes e demais emergências. A organização deve manter e reter a informação documentada sobre o(s) processo(s) e os planos para responder a potenciais emergências.
Motivos para elaborar o Plano de Atendimento a Emergência - PAE.
A importância do Plano de Atendimento a Emergência.
Existe dois entraves para a Elaboração do Plano de Atendimento a Emergência:
1º Questão Financeira: a segurança consciente e eficaz exige um orçamento.
2º Psicológica: adotar uma atitude positiva, minimizando perigos, imprevistos e situações incontroláveis pelo homem.
Estes dois entraves justificam a pouca abertura para as questões dos riscos e da segurança, que redundam a graves prejuízos humanos, materiais, financeiros e de reputação.
Por outro lado ter o PAE e não aplicá-lo, pode comprometer os planos de continuidades dos negócios.
O Plano de Emergência é elaborado pensando em todas as possíveis emergências. E os procedimentos que devem ser adotados nestas situações.
Vantagens do PAE:
- Rápida intervenção do Gestor e da Brigada de Incêndio e/ou Emergência.
- Emprega melhor os recursos disponíveis de forma otimizada.
- Define atribuições e estabelece a organização dos recursos humanos e materiais.
- Padroniza as respostas minimizando a extensão dos danos causados pelos riscos identificados.
- Mantem a equipe mais bem preparada para tomada de decisões críticas.
- Contribui com o Plano de Recuperação de Negócios.
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